Back to All Events

Concerto Ibérico Orquestra Barroca \Baroque Orchestra \Portugal

Concerto Concert

 

DOMINGO SUNDAY 27 NOV. 2016 21h30
ESTRASBURGO \STRASBOURG FRANÇA \FRANCE
CATEDRAL DE ESTRASBOURGO \STRASBOURG CATHEDRAL

48°34’55.6”N 7°45’03.6”E

 

CONCERTO IBÉRICO ORQUESTRA BARROCA \BAROQUE ORCHESTRA PORTUGAL
Francesco Divito Soprano convidado Guest soprano
Filipa Oliveira Flauta Recorder
Lorenzo Colitto, Álvaro Pinto, Maartje Geris, Tomaz Plusa, Leonor Bravo Violinos Violins
Manuel Costa Viola Viola
Alejandro Marías, Rémi Kesteman Violocelos Cellos
Ricardo Sousa Contrabaixo Contrabass
João Paulo Janeiro Cravo Harpsichord Direcção Director

 

Triunfo da música barroca portuguesa.
Triumph of portuguese baroque music.

 

Concerto Grosso n.º 7 com Doys Violins & Violão Concertinho Obrigados
Prelúdio: Largo, Allegro - Corente - Adagio-Allegro - Allemanda
António Pereira da Costa (c.1697 – 1770)

Cantata Spirituale a Canto Solo con Violini A quel leggiadro volto
Recitativo - Ária - Recitativo -Aria
Francisco António de Almeida (c.1700 - ?1755)

Concerto a 4 con violini e cimbalo obligato
Allegro - Adagio -Allegro: Giga
Carlos Seixas (1704-1742)

Concerto per Flauta Due Violini e Basso
Cantabile - Allegro - Largo - Allegro
David Perez (1711-1778)

Responsório dos Reis que dis Illuminare com Violinos e Basso
Carlos Seixas

 

“Triunfo da Música Barroca Portuguesa” é um programa que apresenta um relance  dos extraordinários repertórios musicais do período Barroco em Portugal, onde os padrões estéticos coevos em voga em Roma e Nápoles foram política oficial do Reino Joanino. Os novos ventos da composição aliaram-se então à forte tradição polifónica portuguesa para produzir um Barroco singular. Desde o género do Concerto Grosso, como é exemplo os concertos grossos de Pereira da Costa, escritos à imagem dos concertos de Corelli, mas que espelham uma singularidade compositiva à qual não deve ser estranha a insularidade; passando pelos concertos solistas de David Perez e  Carlos Seixas, este último, reconhecido como um dos primeiros concertos escritos para cravo solista; pelo género da Cantata, forma sobejamente cultivada em Portugal, por compositores portugueses, italianos e espanhóis — para este programa, seleccionamos a extraordinária cantata de Almeida, o compositor português que mais destaque e reputação mereceu além fronteiras na primeira metade do século dezoito. O Responsório que encerra o programa foi transcrito de um manuscrito apógrafo que se encontra na Biblioteca Pública de Évora e que utiliza a coloratura como elemento decisivo da escrita solística.

“Triumph of Portuguese Baroque Music” is a programme that offers a glimpse into the extraordinary musical repertoires of the Baroque period in Portugal, when the Johannine kingdom adopted the aesthetic models in vogue at the time in Rome and Naples as official policy. The new compositional influences combined with the strong Portuguese polyphonic tradition to produce a unique form of the Baroque. From the Concerto Grosso tradition, as exemplified by the concertos grossos of Pereira da Costa, written in imitation of Corelli’s works, yet revealing a compositional singularity that is quite probably the product of isolation; by way of the solo concertos written by David Perez and Carlos Seixas, the latter recognised as one of the first concertos for solo harpsichord; to the cantata, a form that was particularly explored in Portugal, by Portuguese, Italian and Spanish composers — for this programme we have chosen the extraordinary cantata by Almeida, the Portuguese composer who was most renowned beyond his homeland during the first half of the eighteenth century. The responsory that closes the programme was transcribed from an apograph manuscript found in the public library in Évora and that uses coloratura as a defining element of this text for a soloist.

 

 

BIOGRAFIA

Concerto Ibérico fez a sua primeira apresentação pública no Encontro Nacional de Investigação Musical em Novembro de 2012. Desde então, tem trabalhado com alguns dos melhores intérpretes de música antiga da Península Ibérica, Itália, Holanda e Estados Unidos, graças ao apoio destacado do Município de Idanha-
-a-Nova. A orquestra surgiu a partir do dinamismo da MAAC – Música Antiga Associação Cultural, na Beira Interior. Em paralelo com a interpretação musical, desenvolve projectos formativos como os CIMA - Cursos Internacionais de Música Antiga, que têm lugar na aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, e os festivais SIMA e Festival de Música Antiga da Costa Oeste. Resultado directo do trabalho prévio desenvolvido pelo POB – Projecto Orquestra Barroca, que actuou em Portugal, Espanha e Itália, Concerto Ibérico promove residências artísticas e programas de concerto através de vários projectos experimentais, trabalhando com uma vasta gama de repertórios dos finais do séc. XVI ao séc. XVIII. Em 2014 iniciaram-se vários projectos com vista à sua internacionalização. Desde a sua fundação, Concerto Ibérico apresentou vinte programas de concerto diferentes, para vários festivais em Portugal e acolheu a colaboração de mais de 40 músicos de 8 países europeus, em projectos distintos que alcançaram mais de 3000 espectadores.

Natural da Apúlia, Itália, Francesco Divito estudou, entre outros, com Furio Zanasi e Lavinia Bertotti. Em 2013, obteve o diploma do Conservatori “Licínio Refice” em Frosinone, com Teresa Chirico. Interpretou inúmeros papéis em palco, destacando-se a “ Rainha da Noite” (A Flauta Mágica). Francesco Divito é um sopranista natural, que não utiliza o registo do falsete. Actualmente, o principal foco do seu trabalho é a ópera barroca e clássica, bem como as oratórias da mesma época. O seu alcance vocal é: f - f’’’ (F3 - F6).

BIOGRAPHY

Concerto Ibérico makes its first public appearance at Portuguese National Meeting of Music Research in November 2012. Since then, it has been working with some of the best early music performers from the Iberian Peninsula, Italy, Netherlands and United States, mainly with the support of Idanha-a-Nova municipality. 

The orchestra emerged from the cultural dynamics developed by MAAC – Early Music Cultural Association in Beira Interior, Portugal. Besides its musical activities, develops educational projects like the International Early Music Summer Courses, (CIMA) which occur in the historic village of Idanha-a-Velha, and the early music festivals SIMA and West Coast Early Music Festival. Direct outcome of the earlier work developed by an Academic Baroque Orchestra Project, POB, which has performed in Portugal, Spain and Italy, Concerto Ibérico organizes its artistic residences and concerts programs within several exploratory projects, working a wide variety of repertoires from late sixteenth to late eighteenth centuries. In 2014 started to work within several projects towards internationalization. Since its foundation Concerto Ibérico has performed twenty different concert programs for several festivals in Portugal, welcomed the collaboration of more than 40 musicians from 8 different European countries in different projects and reached more than 3000 spectators. 

Native from Apulia/Italy, Francesco Divito studied, amongst others with Furio Zanasi and Lavinia Bertotti. In 2013, he obtained the Diploma at the Conservatori “Licinio Refice” in Frosinone with Teresa ChIrico. He appeared in numerous stage roles, especially to mention the Queen of the Night (Zauberflöte). Francesco Divito is a natural sopranist who doesn’t have to make use of his falsetto register. 

 

 

+ INFO

Mais informações em www.foradolugar.pt Further information at www.foradolugar.pt \ Concertos: Entrada livre sujeita à lotação das salas Por motivos de segurança a porta será encerrada assim que a lotação estiver preenchida. As portas abrem +-30‘ antes do início dos concertos. \ Concerts: Free entry subject to room capacity For safety reasons, the door will be shut as soon as the room is full to capacity. Doors open +-30’ before the concerts start. \ Outras actividades: Gratuitas* de inscrição obrigatória até 96 horas da data da actividade através dos contactos indicados abaixo. (* excepto jantar de 2/12/2016) \ Other activities: Free*. Booking required Booking until 96 hours before the date of the activity using the contact details listed below. (*except dinner on 2/12/2016) \ Website www.foradolugar.pt | Email mail@artedasmusas.com | Facebook www.facebook.com/foradolugar | Tel. 277202900 | Morada/Address Centro Cultural Raiano, Av. Joaquim Morão Lopes Dias | 6060-713 Idanha-a-Nova