Casa Comum \Convida

Casa Comum Ep.2

Denys Stetsenko (n. 1977), violino
Bruna de Moura (n. 1999), violoncelo
Afonso Albuquerque (n. 1995), guitarra e cavaquinho


Nascido na Ucrânia, no seio de uma família de longa tradição musical, Denys Stetsenko conclui a sua formação clássica já em Portugal, tanto em violino dito “moderno” como também em violino barroco. A sua evolução é devida aos professores como Felix Andrievsky, Enrico Onofri e Amandine Beyer, entre outros. Paralelamente, o seu leque de géneros musicais é expandido através da exploração da música do mundo, participando em projectos de música portuguesa, música tradicional europeia, tango argentino e música da América Latina. É membro fundador do Quarteto Arabesco, Duo Stetsenko e Parapente700. Tem partilhado palcos e estúdios de gravação com Sete Lágrimas, Os Músicos do Tejo, Orquestra Barroca da Casa da Música, Martin Sued & Orquestra Assintomática, Espírito Nativo, Pedro Jóia, Rodrigo Leão, Rita Redshoes, Dead Combo, Benjamin Clementine, entre outros. Como formador na área da música clássica, lecionou violino e música de câmara na Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa) durante 17 anos e foi professor associado de violino barroco na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (2011-14). Tem orientado cursos de música tradicional instrumental desde 2011 em vários países europeus. Desde o ano 2015, integra a equipa de mentores do Ethno Portugal, residência artística internacional para jovens músicos.

Bruna de Moura inicia os seus estudos musicais, aos 5 anos, no Bando dos Gambozinos e, simultaneamente, estuda violoncelo no Conservatório de Música do Porto com Cristina Coelho. Desde então, estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde conclui o 8º grau em 2017, e na Escola Superior de Música, onde se licencia em 2020 na classe do professor Levon Mouradian.

Afonso Albuquerque nasceu em Lisboa em 1995, estudou guitarra na escola Hotclube de Portugal em 2012 e licenciou-se em Jazz na universidade de Middlesex, em Londres, onde viveu durante quatro anos. Foi percussionista na prestigiada batucada de samba londrina Rhythms Of The City, liderada por Barak Schmool. Em 2017, regressa a Lisboa onde começa a acompanhar diversas bandas e cantoras por vários palcos (Fábrica do Braço de Prata, Cine-Incrível, Pharmácia Musical, Festas de Maio, Melides Art, entre outros). Desde essa altura lidera o grupo Chapéu Preto, onde explora as fronteiras sonoras da música de cariz popular, tendo participado no Festival 4Caminos em Salamanca. Desde 2018 tem vindo a tornar-se um constante na cena musical cabo-verdiana tendo como mentor o artista Jon Luz. Desde então toca cavaquinho a acompanhá-lo em espaços como o Tejo Bar, o B.Leza, o Festival Avante e o Teatro São Luiz e com quem participa em vários projectos como a Serenata e o Baile Criolo. Acompanha ainda a cantora Maria Alice. Em 2019, teve o seu primeiro contacto directo com dança contemporânea e surgiu o grupo Personas. Um quinteto formado por músicos e bailarinas/os que apresenta repertório original focando-se na área da improvisação e da performance, que procura encontrar o common ground entre as duas linguagens (musicais e de movimento), para criar um objecto homogéneo de dança e música.
Além de atuar como instrumentista, fez direção musical para o recital de poesia “Os Bichos” de Maria do Céu Guerra, no Teatro da Barraca e também gravou com alguns grupos como Sambacalao e Mr. Oti Fortez TrioPlus. Actualmente, a convite do grupo Sete Lágrimas, participa na nova temporada de Novos Criadores da Infância 2022, onde estará em residência artística no CCB com dramaturgos, encenadores e performers como Benjamin Prins, Nina Ball, Pénélope Driant e Denys Stetsenko.


Datas:
21 Julho 2023, sexta-feira, 21h30
Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)

22 Julho 2023, sábado:
Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova)
9 Janeiro 2024, terça-feira
Concerto online (Youtube)


A Arte das Musas apresenta
Casa Comum

Projecto de
Residência
Criação
Circulação

Rede UCCN
UNESCO Creative
Cities Network


Um projecto original de
Filipe Faria
\Arte das Musas

Com o apoio
República Portuguesa - Cultura
Direcção-Geral das Artes

Parceria
Município de Idanha-a-Nova
UNESCO Creative City of Music

Acolhimento
Município de Idanha-a-Nova

\UNESCO City of Music

Apoios Locais
Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)
CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (Idanha-a-Nova)
Projecto Comunitário de Oledo (Idanha-a-Nova)
Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova)

 

ALBUM
Disponível nas plataformas: Spotify, Apple Music…

CONCERTO ONLINE
Nova Criação [Integral] 2023

[clique na imagem para ver o vídeo]

Teaser #1 Casa Comum Ep.2

Teaser #2 Casa Comum Ep.2

[clique na imagem para ver o vídeo]

[clique na imagem para ver o vídeo]

 

Lugar: Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)

Lugar: Rio Pônsul (Idanha-a-Velha)

Lugar: Lagar de varas (Idanha-a-Velha)

Lugar: Antiga Sé (Idanha-a-Velha)

Lugar: Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)

Lugar: Sabores da Ilha (Idanha-a-Nova)

Lugar: Fórum Cultural (Idanha-a-Nova)

Lugar: Centro Comunitário de Oledo (Oledo) + Clonlara School

Lugar: Oficina de adufes José Relvas (Idanha-a-Nova)

Lugar: Monsanto (Idanha-a-Nova)

Lugar: Monsanto (Idanha-a-Nova)

Lugar: S. Pedro de Vir-a-Corça, Monsanto (Idanha-a-Nova)