Em Dezembro passado a Arte das Musas recebeu esta fantástica notícia: a screendance BACH [2], de Filipe Faria, com o bailarino Fábio Krayze e música de Sete Lágrimas (do álbum BACH, criado e gravado em Idanha-a-Nova, UNESCO City of Music), foi distinguida com o Prémio Território – Estúdios Victor Córdon para Melhor Realizador Nacional, no INSHADOW – Lisbon Screendance Festival 2025.
“A relação entre o passado e a descontração do presente é claramente visível na reformulação dos movimentos barrocos, que ganham uma nova interpretação no contexto atual. Essa reformulação é marcada pela repetição de um mesmo plano, que evoca uma sensação meditativa. Um corpo dançante, imerso numa continuidade temporal que se intensifica através do recurso de rewind, uma técnica que traz à tona a ideia de um ciclo ininterrupto, um retorno constante ao mesmo movimento.”
— Nota do júri
Em 2025, o INSHADOW recebeu cerca de 400 candidaturas, das quais aproximadamente 100 filmes integraram as competições internacionais e 34 foram apresentados na secção não competitiva, com 37 países representados.
O filme BACH [2] integrou a Selecção Oficial do Berlin Indie Film Festival 2025 (Alemanha), Experimental Forum 2025 (EUA), Screendance Festival 2025 (Suécia), Lift-Off Tokyo 2025 (Japão) e International Dance Festival New Orleans 2026 (EUA).
Foi ainda distinguido como vencedor no Echoes Film Festival 2025 (Grécia), com o prémio Best Music Video, e no INSHADOW – Lisbon Screendance Festival 2025 (Portugal), com o prémio Melhor Realizador Nacional.
Um projecto: Arte das Musas
Realização: Filipe Faria
Bailarino: Fábio Krayze
Música: Sete Lágrimas
Assistentes: Rita Santos, Luís Sequeira
Filmado em: Cacilhas, Almada, Portugal
+
Sete Lágrimas ECMC
www.setelagrimas.com
www.instagram.com/setelagrimas
www.facebook.com/setelagrimas
#setelagrimas
Arte das Musas
www.artedasmusas.com
www.facebook.com/artedasmusas
www.instagram.com/artedasmusas.pt
#artedasmusas
Com a parceria \in partnership with:
Município de Idanha-a-Nova
\UNESCO Creative City of Music
#idanhacityofmusic
Apoio / Support:
República Portuguesa — Cultura
Direção-Geral das Artes
#dgartes
Network member:
REMA - Réseau Européen de Musique Ancienne
\European Early Music Network
#rema-eemn
