Faltam 48 horas para voltarmos a estar, um bocadinho, Fora do Lugar... Este mês de Julho, acolhemos, no lugar mais bonito do mundo, Idanha-a-Nova, três propostas Fora do Lugar, Fora de Tempo... Três projectos que nasceram aqui... O primeiro é já do sábado, 5 de Julho, às 21h30, na Antiga Sé de Idanha-a-Velha! Até já?
Fora do Lugar, Fora de Tempo 2025 #1
5 Julho 2025, 21h30
Antiga Sé
Idanha-a-Velha
Concerto de Estreia:
Casa Comum, Ep.5
\convida Altos do Bairro
"Ay linda amiga"
O novo episódio da Casa Comum nasce de um ciclo de residências artísticas em Idanha-a-Nova, dos seus lugares e encontros. Composto por canções ibéricas de seis cancioneiros — os tradicionais de São Miguel de Acha e Penha Garcia, e os renascentistas de Elvas, Lisboa, Palácio e Uppsala —, o Ep. 5 estabelece um diálogo entre diferentes épocas e geografias.
Altos do Bairro
Mariana Caldeira Pinto, Sara Maia: sopranos
Inês Wilton Trindade, Mariana Santos: alaúde, arquialaúde, teorba e guitarra barroca
AY LINDA AMIGA
"As várias canções entrelaçam-se, contando a história de duas amigas que tentam aproximar-se através de uma carta, mas acabam por perceber que isso não é possível. Escrevem (ou cantam) enquanto lidam com os sentimentos causados pela distância: tristeza, saudade e amor. Ambas desejam estar mais próximas, mas ao escrever a carta, percebem como a vida as levou para caminhos diferentes. Já não são as mesmas pessoas." — Altos do Bairro
A Casa Comum é um projecto original da Arte das Musas, de criação, residências artísticas e circulação a partir de Idanha-a-Nova, UNESCO City of Music, com o apoio DGARTES e em parceria com a rede UNESCO Creative Cities Network.
O projecto nasce da experiência do lugar, das suas memórias e histórias e propõe desafios a diferentes universos artísticos para uma criação a partir de residências no território, de cruzamento e contacto com lugares e pessoas, como combustível para a criação. Deste encontro, nasce um novo objecto: a soma de lugares e histórias — das pequenas, familiares (daquelas que muitas vezes passam por nós sem parar) ou das grandes, que definem memórias colectivas e identidades.
CASA COMUM
Um projecto Arte das Musas
\Encomenda
\Residência Artística
\Nova Criação
\Estreia
Conceito original
Filipe Faria
Com o apoio
República Portuguesa - Cultura
Direção-Geral das Artes
Parceria
Município de Idanha-a-Nova
\UNESCO Creative City of Music
Agradecimento
Filarmónica Idanhense
USIN Salvaterra do Extremo
USIN Idanha-a-Nova